Economia

Preços na produção industrial desaceleram para 0,9 por cento em maio

Os preços na produção industrial aumentaram 0,9 por cento em maio face ao mesmo mês de 2018, desacelerando face à subida homóloga de 2,0 por cento em abril, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a evolução do Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) resultou de uma contribuição de 0,4 e 0,3 pontos percentuais dos agrupamentos de ‘energia’ e de ‘bens intermédios’, respetivamente.

Excluindo o agrupamento de ‘energia’, os preços na produção industrial aumentaram 0,6 por cento em maio, desacelerando ligeiramente face à subida de 0,7 por cento no mês anterior.

A secção das indústrias transformadoras registou uma variação homóloga de 1,6 por cento, abaixo da subida de 2 por cento do mês precedente, tendo contribuído com 1,4 pontos percentuais para a variação do índice total.

Em termos mensais, a variação do IPPI foi de 0,3 por cento em maio (1,3 por cento no mesmo mês do ano anterior), inferior em 0,3 pontos percentuais ao observado em abril.

O agrupamento de ‘energia’, com uma taxa de variação de 1,1 por cento, deu o principal contributo para a variação mensal do índice total (0,2 pontos percentuais).

A secção das indústrias transformadoras apresentou uma subida mensal de 0,4 por cento em maio, que compara com o aumento de 0,8 por cento no período homólogo anterior, e contribuiu com 0,4 pontos percentuais para a variação do índice total.

Em destaque

Subir