Economia

Preços na produção industrial aumentam em julho na zona euro

Os preços homólogos da produção industrial aumentaram, em julho, quatro por cento na zona euro e 4,7 por cento na União Europeia (UE), com Portugal a registar uma subida acima da média dos países do euro (4,1 por cento), segundo o Eurostat.

Em junho, o indicador tinha aumentado, respetivamente, 3,6 e 4,5 pontos percentuais, face ao período homólogo.

De acordo com dados divulgados pelo gabinete de estatísticas da UE, face ao mês anterior os preços na produção industrial subiram 0,4 por cento na zona euro e 0,3 por cento na UE, em julho.

Na comparação homóloga, os preços na produção industrial tiveram os maiores avanços na Bélgica (9,8 por cento), na Dinamarca (9,5), na Estónia (8,9) e na Hungria (8,7), tendo sido registado apenas um recuo, na Irlanda, de -2,8 por cento.

Face a junho, os preços na produção industrial tiveram os maiores aumentos na Estónia (2,3 por cento), em Chipre (1,9), na Dinamarca e na Letónia (1,3 por cento cada).

No Luxemburgo, Roménia (-0,4 por cento cada), Irlanda e Reino Unido (-0,1 por cento cada) foram observadas as quebras mensais no indicador.

Em Portugal, os preços na produção industrial aumentaram 4,1 pontos percentuais na comparação com julho de 2017 e 0,2 por cento face a junho.

Em destaque

Subir