Nas Notícias

Preços mantêm descida em setembro com taxa de inflação homóloga a fixar-se nos -0,1%

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) em setembro fixou-se em -0,1 por cento face a igual mês de 2018, o mesmo valor registado em agosto, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,2 por cento, observando-se também valor idêntico ao do mês anterior.

Já a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -3,9 por cento (quando em agosto, esta taxa tinha sido -3,5 por cento).

A variação mensal do IPC terá sido 1,1 por cento (em agosto, o valor apurado foi -0,1 por cento e em setembro de 2018 tinha sido 1,1 por cento), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,5 por cento, taxa inferior em 0,1 ponto percentual ao registado no mês precedente, refere o INE.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de -0,3 por cento (que compara com os -0,1 por cento observados em agosto).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de setembro serão publicados no dia 10 de outubro.

Em destaque

Subir