Nas Notícias

Preço dos medicamentos afinal já não vai descer

A ministra da Saúde cedeu e o preço dos medicamentos já não vai descer até 2012. Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica conseguiu o recuo do Governo.

Em reunião com a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, a ministra da Saúde decidiu que os medicamente vão manter o seu preço. “É bom para o Estado e para as pessoas, uma vez que permite cumprir com as metas do Orçamento de 2011 e alcançar uma poupança adicional de 100 milhões de euros”, afirmou Ana Jorge, à saída do encontro.

Recorde-se que estava em agenda uma redução de cerca de 190 medicamentos para o próximo mês de abril. A exceção é feita apenas a dois deles: “No caso do Omeprazol, o medicamento de marca líder de mercado, baixa 38% e Sivanstatina 30%” informou a ministra da Saúde.

Com a acordo feito com a indústria farmacêutica, Ana Jorge garantiu que o entendimento “garante estabilidade” na indústria. Já o presidente da Apifarma afirma que seria difícil o setor suportar uma redução de preços neste altura: “Os preços dos medicamentos em Portugal estão, na sua esmagadora maioria, abaixo da média da Europa e abaixo da média dos países de referência” referiu Almeida Lopes.

Em destaque

Subir