Economia

Preço dos combustíveis vai aumentar

Depois de algumas semanas onde se registaram quebras no preço dos combustíveis, abastecer o automóvel irá ficar mais caro na próxima semana. Tanto a gasolina como o gasóleo devem ter o seu preço aumentado, a partir de segunda-feira. Se quiser abastecer e não gastar tanto, não espere pelo arranque da nova semana.

O aumento do preço será sentido não apenas pelos condutores que têm automóveis movidos a gasolina mas também pelos que utilizam veículos a diesel.

Nos postos de abastecimento, a partir de segunda-feira, é esperado um aumento na ordem de dois cêntimos no preço do gasóleo – combustível mais utilizado em Portugal.

Quanto à gasolina simples deverá ver o seu preço por litro subir na ordem de um cêntimo.

Na base para este aumento no preço dos combustíveis, de acordo com o jornal económico Eco, está a cotação que o petróleo teve nos mercados internacionais, nesta semana.

Deste modo, o preço médio praticado em Portugal para o litro de gasolina simples 95 octanas deverá ser de cerca de 1,50 euros nos postos de abastecimento, a partir de segunda-feira.

Já o gasóleo poderá ver o seu preço fixar-se nos 1,29 euros por litro.

Gasolina simples 95 octanas: 1,50 euros/litro
Gasóleo: 1,29 euros/litro

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir