Economia

Preço dos combustíveis sobe na próxima semana

O preço dos combustíveis deverá sofrer alterações na próxima semana. A partir de segunda-feira, a gasolina e o gasóleo devem ficar mais caros.

Se para os condutores que vão abastecer os seus veículos a gasolina está prevista uma alteração do preço do litro que deverá ser na ordem do meio cêntimo, para os que têm automóveis movidos a gasóleo estará previsto um aumento maior do preço a rondar um cêntimo, sensivelmente.

Assim, na próxima semana, nos postos de abastecimento, o preço médio praticado em Portugal para o litro de gasolina simples 95 octanas deverá ser de cerca de  1,46 euros.

De acordo com dados económicos e a tendência das cotações do petróleo nas últimas sessões nos mercados internacionais, o preço do litro do gasóleo (o ‘ouro negro’) deverá fixar-se nos 1,29 euros por litro.

Gasolina simples 95 octanas: 1,46 euros/litro

Gasóleo: 1,29 euros/litro

Se para quem quer abastecer o carro a gasóleo – combustível mais utilizado em Portugal – o preço deverá sofrer um aumento maior, os automobilistas que pretendem abastecer os seus veículos com gasolina também não têm muitas razões para sorrir. Daí que, se pretender abastecer o carro, não espere pelo começo da próxima semana.

O custo dos combustíveis reflete a tendência das cotações do petróleo nos mercados internacionais, nas últimas sessões.

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados pelo PT Jornal não dispensam, por isso, a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir