Economia

Novos preços de gasóleo e gasolina a partir de hoje

combustivel_1O preço do gasóleo e da gasolina assinala uma tendência de subida desde 2004, acentuada no dia em que atingem novos máximos históricos. O custo dos combustíveis, que era 75 por cento mais barato há oito anos, volta a subir nesta segunda-feira, efeito sinais dos mercados. O preço dos materiais energéticos permanece em alta.

Depois da subida dos preços dos combustíveis na passada semana, o gasóleo e a gasolina mantêm a tendência, numa escalada imparável que parece não ter fim à vista. Há oito anos, um litro de gasóleo custava cerca de 70 cêntimos, enquanto igual quantidade de gasolina custava menos de um euro.

O ano de 2004 marca o início de um período de aumentos atrás de aumentos no preço dos combustíveis, que já colocam o gasóleo acima da fasquia psicológica dos 1,5 euros. Nesta segunda-feira, há novos preços e não há boas notícias para os consumidores.

Apesar de tudo, os aumentos que se registarão hoje não devem ser tão acentuados como aqueles que se verificaram na semana passada. Os preços praticados no continente são 1,475 euros no gasóleo e 1,675 euros por litro de gasolina.

Outro indicador que faz compreender esta escalada no custo dos combustíveis é o preço do barril de Brent (referência para os mercados europeus). Em 2004, quedava-se pelos 32,3 dólares. Hoje, já ultrapassa os 128 dólares. São 400 por cento de aumento que se repercutem no valor a pagar pelos consumidores.

O reforço do dólar face ao euro também traz implicações no preço a pagar pela gasolina e pelo gasóleo. Quanto mais alto o dólar, mais alto é o preço do barril, o que leva as gasolineiras a subir o preço.

Não se sabe quando é travada esta tendência de subida. Certo é que os custos pagos hoje por um litro de gasóleo ou gasolina estão fora de quaisquer previsões feitas em 2004. Nesta segunda-feira, voltam a atingir novos máximos históricos.

Em destaque

Subir