Economia

Preço dos combustíveis dispara na próxima semana

O preço dos combustíveis vai sofrer um aumento a partir de segunda-feira, sendo esperado uma subida na ordem de dois cêntimos no gasóleo e de um cêntimo na gasolina. Se pretender abastecer e quiser poupar, não espere pelo arranque da nova semana.

Assim, o diesel, que é o combustível mais utilizado em Portugal, irá disparar para máximos que não se verificam desde setembro de 2015, fixando-se em 1,40 euros por litro.

Gasolina simples 95 octanas: 1,60 euros/litro
Gasóleo: 1,40 euros/litro

Quanto à gasolina, que nas últimas semanas foi assistindo a uma baixa no preço, irá agora aumentar para valores superiores a 1,60 euros por litro.

O aumento no preço de gasolina será o maior registado desde o mês de maio.

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

O preço dos combustíveis reflete a cotação que o petróleo teve nos mercados internacionais, nesta semana, e a tensão entre os principais produtores petrolíferos faz disparar o preço todas as semanas.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir