Economia

Preço dos combustíveis desce na próxima semana

Os combustíveis vão baixar no começo da próxima semana, com os preços em queda a serem verificados tanto na gasolina como no gasóleo. A descida será mais sentida pelos automobilistas que abastecem os seus veículos com gasolina. Se tiver de abastecer, espere para o fazer a partir de segunda-feira já que, previsivelmente, irá pagar menos.

A queda no preço dos combustíveis será sentido pelos condutores com veículos movidos a gasolina mas também pelos que utilizam veículos a diesel.

A gasolina simples de 95 octanas deverá sofrer uma baixa de preço na ordem de dois cêntimos, enquanto que o diesel (combustível mais utilizado em Portugal) deverá sofrer uma diminuição a rondar um cêntimo.

Gasolina simples 95 octanas: 1,44 euros/litro
Gasóleo: 1,25 euros/litro

Na base destas descidas que são esperadas, a partir de segunda-feira, está o preço dos produtos derivados do petróleo que foram negociados nos mercados internacionais, ao longo desta semana.

Perante a evolução verificada nos mercados é esperada uma baixa de preços de segunda-feira em diante.

Se o gasóleo deverá ver o seu preço médio fixar-se nos 1,25 euros por litro, a gasolina simples 95 octanas deverá custar cerca de 1,44 euros por litro.

Para se chegar a este valor é considerado o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir