Economia

Preço dos combustíveis com queda muito ligeira e a manter tendência

combustiveisGasóleo e gasolina devem registar mais uma descida a partir da próxima semana, o que significa que a tendência de quebra no preço dos combustíveis se mantém. As cotações nos mercados estão em baixa, mas as descidas não devem chegar sequer a um cêntimo por litro.

O preço dos combustíveis mantém a tendência de descida, a partir e segunda-feira, ainda que desta vez a diferença seja muito ligeira: um cêntimo. Trata-se da sexta semana consecutiva em que se verifica descida na gasolina e a quarta em que o gasóleo fica mais barato.

A razão da descida do valor dos combustíveis é a mesma que determinou anteriores baixas: as descidas nas cotações médias nos mercados internacionais.

Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço de referência situava-se nos 1,47 cêntimos por litro no caso do gasóleo e de 1,66 no que diz respeito à gasolina, na semana passada, antes da descida de dois cêntimos que se verificou na segunda-feira.

Esta tendência de quebra mantém-se, em resultado da descida das cotações dos mercados internacionais. Desde que atingiu o seu custo mais alto de sempre, em março, o litro de gasóleo já perdeu sete cêntimos. Por seu turno a gasolina já desvalorizou 13 cêntimos por litro (em comparação com os máximos de abril).

Depois de subidas que provocaram uma queda do consumo, em Portugal, os combustíveis veem reduzido o preço. As perspetivas de descidas tinham sido aventadas na semana passada, em virtude do cenário das cotações dos mercados.

Em destaque

Subir