Economia

Preço da gasolina e gasóleo aumenta para o ano, ou seja, amanhã

combustiveis Hoje é a última oportunidade para abastecer os depósitos. Os preços do gasóleo e da gasolina vão aumentar no próximo ano, que arranca dentro de horas. Os postos de abastecimento esperam um aumento de afluência durante o dia de hoje.

O Governo chama-lhe “fiscalidade verde”, quem trabalha no setor dos combustíveis refere um “agravamento fiscal”, mas quanto à consequência há um consenso: os preços do gasóleo e da gasolina vão aumentar dentro de horas, assim que terminar o último dia deste ano.

Com 2015 e um aumento iminente dos preços à porta, muitos consumidores devem aproveitar o dia de hoje para uma corrida aos postos de abastecimento. “Obviamente aumentará o consumo”, como antecipou o presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido, citado pela Lusa.

Para além do aumento dos preços, o facto de ser um período festivo reforça a expectativa quanto a “haver alguma afluência” acima do normal aos postos de combustível: “Há muita gente que se desloca para fora dos seus locais habituais de residência para celebrar o fim do ano em paragens diferentes”.

“Não será surpresa” se a procura for superior ao que tem sido registado no fim dos últimos anos, acrescentou António Comprido, confiante de que “os postos de abastecimento estão devidamente aprovisionados para satisfazer a procura”.

Uma confiança que não é partilhada pela Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), que prefere alertar para “alguns transtornos” que possam ocorrer, tanto mais que “as pessoas vão deixar para a última hora” os abastecimentos, como salientou o vice-presidente, José Reis.

O dirigente, porém, está mais “preocupado” com a subida dos preços inerente à fiscalidade verde constante no Orçamento de Estado para 2015: “É uma situação que nos preocupa porque os combustíveis poderiam nesta altura estar com um preço mais baixo do que em Espanha e, a partir de agora, vamos ficar com os preços mais elevados”.

“Com a aprovação do Orçamento do Estado para 2015 e da lei da fiscalidade verde há um provável agravamento do preço dos combustíveis pela via fiscal”, acusou o presidente da APETRO, garantindo que esse aumento “é para ser pago pelo consumidor”.

Os preços atuais rondam os valores praticados em 2010, mas a situação deverá alterar-se dentro de horas, com o final do ano e a entrada em vigor da fiscalidade verde associada ao Orçamento para 2015.

Ao longo deste ano, o Governo foi negando os aumentos antecipados pelas petrolíferas e pelos profissionais do setor. A Galp foi a primeira a revelar que o agravamento dos preços rondará os de cinco cêntimos por litro no gasóleo e de 6,5 cêntimos na gasolina, resultado negado pelo executivo, mas que também foi apresentando nas previsões da APETRO.

Em destaque

Subir