Economia

Preço da eletricidade: Portugal com a terceira maior subida da União Europeia

contador_eletricidadeDe acordo com o Eurostat, o preço da eletricidade em Portugal aumentou quase 13 por cento, o que constitui a terceira maior subida da União Europeia (UE) e supera o dobro da média da Europa a 27 e da Zona Euro. Estas subidas de preços acima das médias europeias também se verificam no gás e provocaram quedas de consumo.

Em comparação com o período homólogo do ano passado, o preço da eletricidade subiu 12,9 por cento em Portugal, o que significa que os consumidores portugueses enfrentaram o terceiro maior aumento dos 27 países da UE.

Ao estabelecer-se um paralelo com os aumentos médios assinalados nestes países, verifica-se também que a subida em Portugal superou o dobro dos aumentos dos países que partilham o projeto europeu e a moeda única.

Na UE, o preço da eletricidade subiu em média apenas 6,3 por cento. Já na Zona Euro, registaram-se aumentos médios de 6,2 por cento, muito aquém dos 12,9 pontos percentuais que os consumidores portugueses têm de pagar. Estes valores dizem respeito aos preços de consumo em lares que têm contratualizada uma potência anual que varia entre 2500 e 5000 quilowatts por hora.

Também no que diz respeito ao preço do gás, os aumentos em Portugal foram mais generosos do que nos países da UE e da Zona Euro. Os 17,1 pontos percentuais que os consumidores lusos pagam a mais contrastam com os 12,6 por cento da UE e com os 11 por cento da Zona Euro.

O aumento da carga fiscal na eletricidade provocou uma quebra no consumo em janeiro de 2012, segundo o INE, que analisa dados da REN. O decréscimo no consumo nas faturas dos portugueses atingiu os 6,3 por cento em janeiro do ano em curso, comparativamente com o mesmo mês de 2011.

A redução das contas de eletricidade é uma tendência verificada desde o último trimestre de 2011 e que se prolonga em janeiro de 2012. Coincide com os aumentos do IVA na eletricidade, aplicadas pelo Governo, que eliminou a taxa intermédia de 13 por cento e passou a cobrar 23 por cento de IVA, nas faturas da eletricidade e do gás.

Em destaque

Subir