Nas Notícias

Praias portuguesas recebem câmara ultravioleta e alertam para perigos da radiação solar

Para alertar sobre os perigos da radiação solar, a campanha de sensibilização ‘Proteção em Boas Mãos’ aliou-se ao Instituto Português de Oncologia do Porto e vai levar até nove praias portuguesas uma câmara ultravioleta que permite ver num monitor o estado da pele sem proteção solar e após a sua aplicação.

Proteger a pele da ação intensa e nociva da radiação solar é um dos aspetos mais importantes para a saúde.

O uso de um protetor solar adequado às necessidades cutâneas de cada pessoa é um dos requisitos indispensáveis para se ter uma pele saudável e protegida, contudo, tal nem sempre acontece e muitas pessoas continuam a expor-se ao sol de forma arriscada e até mesmo irresponsável.

Entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, das 10h00 às 18h00, a Praia de Monte Gordo, Praia de Quarteira, Praia da Rocha, Meia Praia, Praia do Farol, Praia de São João da Caparica, Praia da Rainha, Praia de Buarcos e Praia de Matosinhos vão ser o palco da campanha de sensibilização ‘Proteção em Boas Mãos’, que tem como objetivo mostrar a todas as pessoas como um protetor solar faz realmente toda a diferença para proteger a pele.

Além da câmara ultravioleta, no espaço de sensibilização vai ser possível esclarecer as dúvidas existentes acerca da proteção solar e dos fatores que podem desencadear um cancro cutâneo.

Uma vez que a exposição solar desprotegida e exagerada está fortemente associada ao aparecimento de cancro da pele, o IPO do Porto aproveita esta campanha para deixar um alerta à população: a radiação ultravioleta tem sido associada a 67 por cento dos melanomas malignos e nove em cada 10 novos casos de cancro da pele derivam de uma exposição excessiva ao sol.

A campanha de sensibilização ‘Proteção em Boas Mãos’ vai percorrer nove praias de sul a norte do país, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, das 10h00 às 18h00, nomeadamente:

  • 28 julho – Praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António)
  • 29 julho – Praia de Quarteira (Loulé)
  • 30 julho – Praia da Rocha (Portimão)
  • 31 julho – Meia Praia (Lagos)
  • 2 agosto – Praia do Farol (Odemira, Vila Nova de Milfontes)
  • 3 agosto – Praia de São João da Caparica (Almada)
  • 4 agosto – Praia da Rainha (Almada)
  • 5 agosto – Praia de Buarcos (Figueira da Foz)
  • 6 agosto – Praia de Matosinhos (Porto)

Em destaque

Subir