Nas Notícias

Praias de Milfontes reabertas depois do tubarão ter regressado a casa

mil fontes 1A visita de um tubarão levou ao encerramento temporário, ontem à tarde, de três praias em Vila Nova de Milfontes. Uma busca realizada na manhã de hoje confirmou que o animal já tinha deixado a zona, permitindo a reativação dos espaços balneares.

A banda sonora do filme “Tubarão” ecoou, ontem à tarde, na cabeça de muitos veraneantes que se encontravam em Vila Nova de Milfontes. Um animal desta espécie foi avistado junto à praia da Franquia, o que levou as autoridades a encerrar provisoriamente as praias de Franquia, Farol e Furnas.

A normalidade só ficou reposta na manhã de hoje. “Fizemos uma busca esta manhã por volta das 9h e não vimos nenhum tubarão, portanto decidimos hastear a bandeira verde das três praias”, explicou o comandante Arrifana Horta, da Capitania de Sines, citado pelo Público.

Um primeiro alerta foi dado por volta das 16h20, na sequência do avistamento de um tubarão, com cerca de metro e meio de comprimento, no rio Mira. Na praia junto à foz, o nadador salvador hasteou de imediato a bandeira vermelha, proibindo o acesso ao mar. A medida foi alargada aos dois espaços vizinhos. “Por uma questão de prevenção achámos que seria melhor hastear a bandeira vermelha nas três praias perto do rio Mira”, acrescentou o comandante.

A capitania ordenou que as buscas começassem de imediato. Entretanto, um segundo alerta foi dado por volta das 18h15, quando alguns banhistas avistaram o tubarão a sair do rio. A ‘visita’ ao Mira é o ponto mais estranho, por no mar “é mais comum” a presença de tubarões, sobretudo de animais “inofensivos como o tubarão-frade”, precisou Arrifana Horta.

Em destaque

Subir