TV

Praia canina: A petição existe, mas o Algarve ainda desconfia

Pode o Algarve, cuja população triplica no verão, ‘reservar’ uma praia só para cães? Mais de 200 pessoas acreditam que sim e assinaram a petição lançada por Nuno Vaz Correia. Porém, o presidente da Câmara de Loulé não encontra “espaço” para tornar a ideia viável.

O tempo convida a ir à praia, mas os cães não podem ir, por motivos legais. Isso faz com que muita gente, para não abandonar os fiéis amigos, desista de aproveitar o bom tempo.

Mas há quem opte por tentar resolver o problema criando uma “praia canina”. A ideia está expressa numa petição lançada por Nuno Vaz Correia, que pretende ver o primeiro espaço do género em Loulé.

“Não queremos desta forma dizer que os cães devem ser autorizados a frequentar todas as praias do país, mas talvez pudessem ter direito a pelo menos uma”, argumentou o autor da petição, no texto da petição.

Em declarações à Lusa, Nuno Vaz Correia explicou que a ideia surgiu da dificuldade que sente em poder encontrar praias ou locais de férias onde possa ir com o cão: “Até há alguns parques de campismo, mas depois as praias próximas não permitem cães, ou seja, não vou deixar o cão um dia inteiro fechado numa tenda”.

De acordo com a mesma fonte, já existem praias caninas em Itália, que estão dotadas de bebedouros e sombras para os animais.

Mais de 200 pessoas já assinaram a petição ‘Praia Canina no Algarve – Loulé’, lançada a 29 de julho e endereçada à Câmara Municipal desta localidade algarvia.

“Sendo o concelho de Loulé um destino de eleição para uma grande fatia de visitantes nacionais e estrangeiros, podia, também nesta área, adotar uma posição liderante, criando neste concelho a primeira Praia Canina de Portugal, que serviria não só o concelho de Loulé, como todos os algarvios e todos os que visitam esta região”, defendem os signatários.

Porém, Vitor Aleixo, que preside ao município, duvida que a ideia possa ser colocada em prática, como confessou em declarações à Lusa: “Não creio que exista espaço ou condições para estudar uma proposta desta natureza”.

No momento, segundo o autarca, a Câmara de Loulé está focada em garantir uma acessibilidade fácil e cómoda para as pessoas, inclusive os cidadãos com mobilidade condicionada, e a manutenção dos padrões de higiene e qualidade da água e das areias.

De acordo com a petição, a praia canina seria aberta para os cães com as vacinas em dia e fora do período de cio, sendo dotada de depósitos para dejetos dos animais, postos de distribuição de sacos para dejetos e água potável.

Em destaque

Subir