Nas Redes

Cenário de foto icónica dos bombeiros de Pedrógão é agora um mar de lama

Durante o incêndio de Pedrógão, a imagem de bombeiros a descansarem num relvado tornou-se icónica. Mas ontem choveu muito e o rio trouxe terras das zonas devastadas pelo fogo, transformando a Praia fluvial de Alvares num mar de lama.

A diferença é abismal. A 18 de junho, Pedro Brás, subchefe dos Bombeiros Voluntários de Tondela, fotografou o momento em que alguns bombeiros descansavam na relva, enquanto esperavam pelo reabastecimento dos camiões cisterna, com a imagem a viralizar nas redes sociais.

Estava-se perante a tragédia de Pedrógão Grande e a fotografia tornou-se num símbolo do orgulho nacional nos bombeiros, exaustos num relvado ainda com manchas verdes, apesar do intenso calor que se fazia sentir.

Só que as imagens mais recentes da Praia de Alvares, registadas por uma internauta e divulgadas pela TVI24, mostram um cenário bem diferente no mesmo local.

Com a intensa chuva que se fez sentir, as terras das zonas consumidas pelo fogo, sem vegetação que as prendesse, foram arrastadas pelo rio, transformado num turbilhão de lama e cinzas.

O rio transbordou e deixou esse mar de lama no relvado onde os ‘soldados da paz’ descansaram menos de meia hora, num momento registado para a posteridade nas redes sociais, que tornaram a imagem de Pedro Brás imortal.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=HKONXU7KKM8X

Em destaque

Subir