Praças de toiros cheias levam a denúncia da Plataforma Basta de Touradas
A Plataforma Basta de Touradas denuncia alegado “desrespeito” de limites de público. “Ninguém compreende porque é que a atividade tauromáquica pode reunir tantas pessoas nas bancadas. O Governo autoriza praças de touros cheias de público e estádios vazios”, apontam.
“As imagens da praça de touros de Alcochete com as bancadas cheias de público a aplaudir uma tourada são incompreensíveis e inaceitáveis num país onde milhares de artistas, músicos e técnicos estão impossibilitados de trabalhar e onde a pandemia de covid-19 continua ativa e a fazer vítimas”, defende aquela plataforma.
Segundo denunciam, “as imagens da corrida de touros em Alcochete demonstram que as normas que limitam a capacidade das praças de touros em 50 por cento da sua lotação”.
Por outro lado, garantem que “a obrigação de distanciamento social não foi cumprida”, pelo que “a Plataforma Basta de Touradas já alertou o Governo e autoridades de saúde para a necessidade de apurar responsabilidades e averiguar por que razão a praça de touros estava praticamente lotada”.
“Mais uma vez a tauromaquia é uma exceção em Portugal situação que não se compreende tendo em conta que nenhuma outra atividade está autorizada a reunir um número tão elevado de público nas bancadas. O Governo autoriza praças de touros cheias de público e estádios vazios”, insistem.
Nesse sentido, aquela organização espera que o Governo “explique os factos ocorridos em Alcochete” e, ao mesmo tempo, “garanta o cumprimento das normas de restrição impostas à atividade tauromáquica no futuro, bem como a razão pela qual esta atividade violenta e fortemente contestada pela sociedade portuguesa continua a ser alvo de um tratamento especial pelas autoridades nacionais”.