Mundo

PR moçambicano dá posse a três novos membros do Conselho de Estado

O Presidente moçambicano pediu hoje aos elementos do Conselho de Estado para atuarem sem “cores partidárias ou preconceitos”, ao discursar durante a tomada de posse de três novos membros.

Filipe Nyusi falava no gabinete presidencial, em Maputo, onde empossou Graça Machel, Isac Chande e Rahil Khan, que passam a assumir funções no órgão de aconselhamento do chefe de Estado.

Graça Machel, viúva do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, é ativista social pelos direitos da criança e mulher e foi indicada para o Conselho de Estado pelo Presidente da República.

Isac Chande, advogado, ex-ministro da Justiça, entra no órgão por inerência às funções de Provedor de Justiça, cargo para o qual foi eleito pelo parlamento, em maio.

Rahil Kan foi indicado pelo principal partido da oposição, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), em substituição de Jeremias Pondeca, assassinado em outubro de 2016, em Maputo.

O Conselho de Estado moçambicano é constituído pelo atual e anteriores presidentes do parlamento, antigos Presidentes da República, o primeiro-ministro, o presidente do Conselho Constitucional, o Provedor de Justiça, o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais, sete figuras escolhidas pelo parlamento e ainda por figuras escolhidas pelo Presidente da República e assembleia.

Continua por preencher o lugar deixado vago pelo ex-líder da Renamo e segundo candidato mais votado nas presidenciais, Afonso Dhlakama, nota a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Dhlakama morreu a 03 de maio devido a complicações de saúde.

Em destaque

Subir