Mundo

PR chinês enaltece trabalho do governo de Macau na defesa da segurança nacional

O Presidente chinês, Xi Jinping, elogiou hoje o governo de Macau pelo trabalho na defesa da segurança nacional e diversificação da economia do território, durante um encontro com o chefe do executivo, Chui Sai On.

“O governo central aprova plenamente o trabalho de Chui e do governo da Região Especial Administrativa de Macau”, afirmou Xi, citado pela agência noticiosa oficial Xinhua.

Chui Sai On reuniu, em Pequim, com Xi e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, para fazer um balanço da ação governativa de 2018.

“O governo de Macau aperfeiçoou as instituições e mecanismos para salvaguardar a segurança nacional”, notou Xi, destacando a “participação proativa” da região no desenvolvimento do projeto de integração regional da Grande Baía e na iniciativa ?uma faixa, uma rota’.

A Grande Baía visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e nove localidades da província chinesa de Guangdong (Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing).

O gigantesco plano de infraestruturas ?uma faixa, uma rota’, lançado por Pequim, visa conectar o sudeste Asiático, Ásia Central, África e Europa, através da construção de portos, aeroportos e uma malha ferroviária intercontinental.

Citado pela Xinhua, o Presidente chinês considerou que, ao longo deste ano, o governo de Macau, sob a liderança de Chui, “cumpriu fielmente com os seus deveres” e foi “prudente” e “estável” no seu trabalho.

“No processo de reforma e abertura na nova era, Hong Kong e Macau continuam a ter um estatuto especial e vantagens únicas, e podem desempenhar um papel insubstituível”, disse.

De acordo com a fórmula “um país, dois sistemas”, as políticas socialistas em vigor no resto da China não se aplicam em Hong Kong e Macau, (exceto nas áreas da Defesa e Relações Externas, que são da competência do governo central chinês) e os dois territórios gozam de “um alto grau de autonomia”.

Em destaque

Subir