Categorias: MundoNas Notícias

PR/China: UE trabalha numa posição comum sobre 5G sem discriminar empresas, diz MNE português

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje na China que a União Europeia está a trabalhar numa posição comum sobre a rede móvel de quinta geração (5G), sem discriminar empresas.

“Não é uma questão dirigida à empresa A, B, C ou D. É uma questão de nós tomarmos as medidas necessárias para que a infraestrutura digital do 5G, que é poderosíssima, obedeça a todos os requisitos de segurança do ponto de vista dos Estados, e também dos dados pessoais”, afirmou o ministro.

Augusto Santos Silva falava na Grande Muralha, ao norte de Pequim, tendo ao seu lado o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje iniciou uma visita à China, a propósito da notícia de que o Reino Unido aprovou a utilização da tecnologia da empresa chinesa Huawei na criação da sua rede 5G.

“Portanto, neste momento, todos nós, os 28, estamos a trabalhar para que até 30 de junho comuniquemos uns aos outros qual é a avaliação que fazemos, para depois ao nível europeu avançarmos. Estamos a trabalhar”, acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Nos termos do roteiro definido pela União Europeia, cada Estado-membro irá comunicar até ao final de julho “quais são os riscos que está a considerar relativamente ao 5G, em relação a qualquer empresa e a qualquer tipo de operações e a qualquer tipo de dados”, referiu.

Antes, o Presidente da República realçou que “não foi apenas o Reino Unido” que aprovou a utilização de tecnologia da Huawei, “grandes países e economias europeias comunicaram, aqueles que estavam preocupados, que tencionavam continuar a ter parceria com esse grupo, tendo até comunicado quais eram as medidas que adotavam para ficar claro que não havia risco nenhum de segurança”.

“Não quero dizer nomes, o Presidente não deve dizer nomes, mas há uma grande economia europeia que fez isso”, assinalou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, nesta matéria Portugal “está muito à vontade”, porque “o Governo português tem regras e vai seguir regras para garantir efetivamente aquilo que deve ser garantido: não apenas segurança, mas isenção, a transparência, todos os princípios próprios de um Estado de direito democrático”.

“Dito isto, aplica as regras. Portanto, não há no facto de haver um encontro entre empresas, chinesa e portuguesa, ou de outras nacionalidades também, que é o caso, um acordo para concorrer ou para fazer para deixar de fazer, isso não vincula o Estado português”, prosseguiu.

Numa alusão ao memorando de entendimento assinado em dezembro entre a Meo e a Huawei sobre o desenvolvimento da tecnologia 5G, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “o Estado português é livre de escolher quem melhor cumprir as regras e quem estiver em condições de ser escolhido”.

“Não está vinculado por acordo entre privados, ainda não se descobriu essa figura”, reforçou.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias