Nas Notícias

PR angolano aceita convite de homólogo para visitar Itália

O Presidente italiano, Sérgio Mattarella, convidou hoje em Luanda o seu homólogo angolano a visitar Itália, um convite que foi aceite por João Lourenço.

O anúncio foi hoje feito pelos dois chefes de Estado numa conferência conjunta em que realçaram as boas relações entre os dois países.

João Lourenço destacou os laços de amizade entre os dois países, que datam desde a independência de Angola, em 1975, sendo a Itália o primeiro país da Europa a reconhecer a autonomia do Estado angolano.

O chefe de Estado angolano frisou o facto de se tratar a primeira visita que o um Presidente da Itália efetua a Angola, depois de sucessivas visitas de chefes de Governo italianos.

Segundo o Presidente angolano, passou em revista com o seu homólogo o nível das relações de amizade e de cooperação entre os dois países, considerados “bom, mas que pode ser melhor, sobretudo no que diz respeito à cooperação económica”.

O Presidente angolano realçou que Angola melhorou nos últimos 12 meses o seu ambiente de negócios para facilitar o investimento privado estrangeiro no país lusófono.

Ainda hoje, as partes assinam um Memorando de Entendimento, rubricados entre o Ministério das Finanças de Angola e a Cassa Depositi e Pretiti S.p.A. (“CDP”) da República da Itália.

O programa reserva também para hoje à tarde um encontro do chefe de Estado da Itália e a comunidade italiana.

Para quinta-feira, está reservada uma reunião plenária solene da Assembleia Nacional de Angola, na qual Sérgio Mattarella deverá discursar.

Em destaque

Subir