Mundo

Poupas ‘apoia’ Obama, mas Sesame Workshop obriga candidato a retirar personagem da campanha

barack-obama2A personagem da Rua Sésamo entrou num anúncio da campanha de Obama, nas Presidenciais dos EUA. Depois de o candidato Mitt Romney ter prometido cortar no financiamento da televisão, apesar de “gostar do Poupas”, Obama usou o ‘big yellow’. A Sesame Workshop – que produz a Rua Sésamo – lembra que não apoia qualquer candidato. O Poupas terá, assim, de sair da disputa eleitoral norte-americana.

As declarações de Mitt Romney relativas aos cortes do financiamento da televisão pública dos Estados Unidos suscitaram protestos, com a personagem da Rua Sésamo, o Poupas, a ser usada por manifestantes. Romney quer poupar dinheiro e no debate com Obama revelou que iria fazê-lo, apesar de apreciar muito o ‘big yellow’ – os norte-americanos chamam ‘grande amarelo ao Poupas.

E a campanha de Barack Obama pretendia usar o episódio e a personagem para a sua campanha, o que não agradou à Sesame Workshop, organização que produz a Rua Sésamo, sem quaisquer fins lucrativos.

Nesse sentido, foi solicitado ao candidato Obama que retirasse a personagem do anúncio da sua campanha eleitoral. O argumento é simples: a Sesame Workshop não apoia qualquer candidato nas presidenciais norte-americanas, nem pretende imiscuir-se na luta entre republicanos e democratas. Assim, não aceita que Obama use o Poupas como trunfo contra Mitt Romney.

Nesse anúncio, Romney é ridicularizado, em tom irónico e mesmo sarcástico.“Grande, amarelo… Uma ameaça para a nossa economia. Mitt Romney compreende que não é com Wall Street que temos de nos preocupar. É com a Rua Sésamo”, cita o Público.

Já a BBC refere que a Sesame Workshop comunicou que “não aprova qualquer anúncio de campanha”. A organização explica-se: “Como é nossa prática habitual, pedimos que o anúncio fosse retirado”.

Por seu turno, os responsáveis da campanha de Mitt Romney também não perderam a oportunidade para jogar o seu trunfo, com recurso ao Poupas. “É muito preocupante que a mensagem do Presidente, a 28 dias do dia das eleições, seja o Poupas”, referiu Kevin Madden, porta-voz de Romney.

O pedido para que a personagem da Rua Sésamo fosse retirado está a ser analisado pela campanha de Barack Obama. Mas, o que o Presidente dos EUA e candidato democrata menos quer é comprar uma polémica. Sobretudo numa altura em que e discutem, quase voto a voto, a eleição para Presidente dos Estados Unidos.

As sondagens colocam os dois candidatos muito próximos e qualquer deslize poderá ser fatal. No último debate entre os candidatos à Casa Branca, acentuaram-se as dúvidas sobre o nome do futuro presidente dos EUA.

Em destaque

Subir