Nas Notícias

Poupança do Governo nos medicamentos hospitalares surpreende indústria

medicamentos4Depois do anúncio do Governo, através do ministro da Saúde Paulo Macedo, que aponta uma descida dos preços dos medicamentos hospitalares (12 por cento), vem a surpresa da indústria farmacêutica e dos próprios administradores de hospitais. O Ministério quer poupar cerca de 100 milhões de euros, mas avançou com uma medida sem informar a indústria.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou ontem que o Governo pretende reduzir o custo dos medicamentos hospitalares, em 12 por cento, medida tomada por despacho, com o objetivo de permitir aos hospitais “equilibrar as suas receitas com as despesas”. O Ministério está a negociar com a indústria farmacêutica a aplicação desta medida.

No entanto, a medida do Governo apanhou de surpresa a indústria farmacêutica, que não tinham conhecimento desta intenção, que provoca uma perda de receita – proporcional à poupança que o executivo pretende conseguir: cerca de 100 milhões de euros.

O Ministério da Saúde ainda não tinha negociado com a indústria a aplicação desta medida, anunciada ontem por Paulo Macedo, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, que decorreu na Assembleia da República.

O objetivo do Governo é apoiar as unidades hospitalares a equilibrar as suas contas, num momento económico adverso.

“A necessidade de os hospitais equilibrarem as suas receitas com as despesas e a conjuntura que o país atravessa levam-nos a redefinir, através de um despacho, a redução dos medicamentos hospitalares em cerca de 12 por cento”, afirmou Paulo Macedo.

Também alguns administradores hospitalares manifestaram ao jornal i surpresa, por desconhecerem as intenções do Governo. A medida de redução dos medicamentos dos Hospitais será para aplicar dentro de um prazo de um mês.

Em destaque

Subir