Nas Notícias

Portugueses viajam menos para o estrangeiro no Natal e Ano Novo

Os portugueses deverão viajar menos para o estrangeiro neste Natal e Ano Novo do que em 2017, segundo um estudo efetuado pelo IPDT, especializado em consultoria na área, em parceria com a Soltrópico.

Assim, o relatório, baseado em 408 questionários, concluiu que “em relação ao estudo semelhante realizado pelo IPDT, no período homólogo de 2017, destaca-se que a intenção para fazer férias no estrangeiro é inferior à do ano passado. Esta menor propensão para viajar para fora este ano estará associada a uma redução nos gastos e na estada média”.

Ainda assim, são mais os portugueses que viajam nesta altura, só que a maioria fica em Portugal (74 por cento). “Os resultados representam um ligeiro acréscimo de 1,3 pontos percentuais no número de portugueses que tencionam fazer férias fora de casa neste período, face a 2017”, avançou o IPDT.

O estudo revela que cerca de quatro em cada 10 portugueses “planeiam fazer uma pausa fora de casa durante este período. Destes, a larga maioria fica em território nacional – as regiões do Porto e Norte e do Centro surgem como destinos preferenciais”, segundo o relatório.

A escolha dos destinos prende-se com a presença de amigos e familiares, sobretudo, sendo que os portugueses que pretendem viajar nesta época optaram preferencialmente pelas reservas na Internet.

Quase 22 por cento deverão ficar em casa de familiares e amigos e 37 por cento ficam em hotéis de todas as categorias.

Por sua vez, a estadia “média vai rondar as 3,5 noites, estimando-se que cada turista nacional gaste, em média, quase 200 euros nas férias do próximo Natal/Fim de ano, a que corresponde um gasto por noite e turista de 57 euros”, destaca o estudo.

A recolha de dados do estudo de intenções de férias para o Natal e fim de ano de 2018 decorreu entre 25 de novembro e 05 de dezembro de 2018, com a aplicação de um questionário promovido através de uma campanha ‘online’. Obtiveram-se 408 questionários válidos, segundo o IPDT.

Em destaque

Subir