Motociclismo

Portugueses sobem uma posição nos ISDE

A equipa sénior da Seleção Portuguesa de Enduro subiu uma posição nos Six Days of Enduro (ISDE), prova que se está a disputar em Viña del Mar (Chile).

Com um novo percurso no terceiro dia de competição, os pilotos lusos conseguiram assumir o sexo posto na World Trophy, atrás de espanhóis e franceses, que estão a menos de dez minutos da equipa nacional.

Ambience – FIM ISDE 2018 Viña del Mar

Com 250 quilómetros nas duas voltas ao percurso desenhado pela organização, os concorrentes enfrentaram quase sete horas de corrida, onde o pó voltou a ser uma companhia e um grande adversário, numa prova onde a equipa de Itália segue na terceira posição, mas onde um pequeno erro pode alterar por completo a classificação.

E se os seniores portugueses estiveram em bom plano, os juniores sofreram mais uma ‘baixa’, por via da forte cólica renal de Gonçalo Sobrosa, que mesmo foi obrigado a uma visita ao hospital local na companhia do médico da comitiva. Horas mais tarde o piloto saiu da unidade clínica mas já sem possibilidade de continuar em prova.

Com este abandono apenas Rodrigo Belchior se mantém em prova, fazendo com que a equipa lusa descesse ao derradeiro posto da categoria, contrariamente à equipa feminina, que apesar dos problemas na moto de Bruna Antunes segurou o sexto posto, a menos de dez minutos da formação sueca.

Individualmente Luís Oliveira ocupa um brilhante oitavo posto da classificação geral na classe E1, em mais uma grande demonstração. O mesmo sucedendo com Rui Gonçalves, que na sua estreia nos ISDE está na 12ª posição da E2, com forte possibilidade de fechar os seis dias entre os dez primeiros.

Depois de na véspera ter sofrido algumas quedas e um ‘toque’ nu joelho, Diogo Ventura recuperou entre o pó das especiais para ser agora 19ª na classe, enquanto o único piloto português na E3, Gonçalo Reis, está em 10º da classe. O júnior Rodrigo Belchior é 19º da E1, Rita Vieira é 13ª nas senhoras, à frente de Joana Gonçalves, enquanto Bruna Antunes ocupa a 22ª posição.

Inicia-se agora a segunda metade da prova, com os concorrentes a repetirem o percurso da véspera, antes de um novo traçado e especiais.

Em destaque

Subir