Nas Notícias

Portugueses sem abrigo em Londres dormem nas ruas e sonham pelo regresso

sem_abrigoSem emprego, alguns portugueses que emigraram para Londres estão a dormir nas ruas da capital do Reino Unido, a passar fome. Um casal de Tomar representa uma históriade desespero que se multiplica.  Tentaram lutar contra a crise, procuraram trabalho em Inglaterra, mas encontraram um beco sem saída.

Um casal que vivia em Tomar, Hilário Graça e a esposa, partiu para Londres na esperança de encontrar um emprego, depois de um beco sem saída em Portugal. Mas às promessas de uma vida ativa terminam nas ruas, onde dormem e passam fome. São emigrantes sem abrigo.

A história deste casal que procurou na capital inglesa o que perdera em Portugal é contada pela agência Lusa, que relata um fenómeno de que aquele casal é vítima e que se multiplica, com outros casos semelhantes.

Atacados pelo desemprego em Portugal, procuram no estrangeiro a solução, mas acabam a dormir nas ruas gélidas de Londres, sem emprego nem qualquer rendimento. O seu sonho, agora, mais do que encontrar trabalho, é ter dinheiro para regressar a Portugal.

Estes portugueses emigrados em Londres recorrem, frequentemente, ao consulado ou à Missão Católica Portuguesa de Londres, que não possuem meios para poder ajudar estes cidadãos. Em último recurso, resta o pedido de repatriamento, mas esse processo obriga a uma série de formalidades que exigem tempo.

Entretanto, este casal de Tomar, bem como todos os outros casais que procuram reerguer-se da crise em Inglaterra, vão aguentando o frio e a neve. São portugueses sem emprego nem teto, sem perspetivas, que partiram à procuram de uma solução e encontraram um problema.

Em destaque

Subir