Tecnologia

Portugueses são dos mais desprotegidos na Internet da União Europeia

internet_2Praticamente metade diz nunca aceder à rede. Entre os que acedem, apenas três em cada 10 utiliza software antivírus.

Um estudo levado a cabo pelo Eurobarómetro vem revelar que os portugueses são dos mais desprotegidos na Internet. A investigação envolveu um total de 27 mil pessoas, divididas entre os 27 estados da União Europeia.

Segundo o relatório, apenas 28 por cento dos portugueses que utilizam a Internet têm software antivírus instalado. A mesma investigação revela ainda que apenas cerca de 40 por cento diz ter modificado pelo menos uma palavra-chave nos últimos 12 meses.

Os dados têm ainda mais impacto na população que não utiliza a rede. Segundo o estudo do Eurobarómetro, entre os entrevistados, 58 por cento dos portugueses diz que não acede regularmente à Internet.

Já a nível de utilizar esta plataforma para a realização de compras, Portugal tem das populações mais desconfiadas. Apenas 42 por cento dos portugueses diz sentir-se seguro para efetuar transações via Internet.

Na restante União Europeia, a Dinamarca é o país onde mais se confia na rede, com 91 por cento dos entrevistados a afirmar que não tem problema em comprar online. Este país está ainda no topo a nível de proteção, com 75 por cento dos utilizadores com software antivírus instalado.

Em destaque

Subir