Mundo

Portugueses querem levar cirurgia de ambulatório para Cabo Verde

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) está a promover uma campanha de angariação de fundos para a Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital Batista de Sousa, na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde. O objetivo é chegar aos 15 mil euros.

“Com esta iniciativa solidária esperamos contribuir de forma positiva para a implementação da cirurgia ambulatória em Cabo Verde. O dinheiro angariado reverte na totalidade para terminar as obras da Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital Batista de Sousa e garantir-lhes o material necessário para o seu funcionamento”, explica Carlos Magalhães, presidente da APCA.

A APCA “está a liderar um projeto internacional para a implementação da cirurgia de ambulatório nos países lusófonos”.

“Decidimos avançar com Cabo Verde por ser o país onde o processo está mais adiantado, mas esperamos em breve levar a cirurgia de ambulatório também para Moçambique”, explica ainda o médico.

A angariação de fundos está a decorrer na Plataforma PPL.

Este ano, a Associação Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório já esteve em Cabo Verde para dar formação pré-graduada a diferentes profissionais do Hospital Baptista de Sousa, na área da Cirurgia de Ambulatório, de forma a contribuir para que este Hospital pudesse criar uma Unidade de Cirurgia de Ambulatório.

A cirurgia em regime de ambulatório tem tido, nos últimos anos, em Portugal, um desenvolvimento positivo, sendo que o principal fator de sucesso e desenvolvimento tem sido a sua característica multidisciplinar, envolvendo diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos nossos doentes.

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA), que comemora este ano o seu 20.º aniversário, tem como principal objetivo defender, promover e protagonizar o processo de evolução da cirurgia de ambulatório em Portugal.

Em destaque

Subir