Economia

Portugueses procuram menos gasolina e gasóleo e optam cada vez mais pelo GPL

combustiveiscombustiveis 600Segundo a APETRO, os portugueses consumiram em 2013 menos gasóleo e gasolina. Aquela associação aponta, por outro lado, um crescimento da procura de GPL – mais 48,5 por cento. Os hábitos de consumo dos condutores estão a mudar.

No ano passado, registou-se uma quebra do consumo de gasolina e gasóleo, segundo adianta a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas. Em comparação com 2012, verificou-se uma procura 3,3 por cento inferior no caso da gasolina e de 2,3 pontos percentuais no que diz respeito ao gasóleo.

A APETRO notou, por outro lado, um aumento significativo no que diz respeito à procura do GPL, que assinalou um crescimento de 48,5 por cento.

Em declarações à TSF, António Comprido, secretário-geral da APETRO, revela que 2014 poderá trazer uma inversão, “ainda que ténue”, que é naturalmente desejada pela associação do setor.

É um fenómeno de mudança dos hábitos de consumo dos portugueses, que tentam evitar os elevados custos daqueles combustíveis mais tradicionais, tentando alternativas que saem mais baratas, como é o caso do GPL.

O mercado dos produtos petrolíferas, no ano passado, assinalou uma quebra generalizada, quer ao nível particular, quer nas grandes frotas que servem o comércio e a distribuição.

Em destaque

Subir