Economia

Portugueses passaram 1295 cheques ‘carecas’ por dia em 2011, indica BdP

chequeNúmeros do Banco de Portugal indicam que foram emitidos 472 726 cheques sem provisão, no ano passado, o que representa uma média de 1295 cheques ‘carecas’ por dia. Assinala-se um decréscimo desta média, em resultado de uma menor utilização do cheque como método de pagamento.

Os portugueses estão a recorrer cada vez menos aos cheques, que deixaram de ser o principal método de pagamento. E por isso se justifica uma quebra de 3,5 por cento na quantidade de cheques ‘carecas’ devolvidos, de acordo com dados do Banco de Portugal (BdP).

Mesmo assim, durante o ano de 2011, contaram-se 472 726 cheques devolvidos aos bancos, por falta de provisão, o que representa uma média diária de 1295.

Estes números relativos a 2011 foram conhecidos hoje pelo BdP, que coloca a falta de provisão como principal razão da devolução dos cheques. Três em cada quatro cheques emitidos pelos portugueses foram devolvidos porque a conta não tinha verba suficiente. Os cheques revogados (oito por cento) e os que ultrapassaram o prazo (seis por cento).

Ainda de acordo com o BdP, na análise a 2011, verificou-se que os portugueses recorrem cada vez menos ao cheque como modo de pagamento. Em comparação com 2010, assinalou-se uma queda de 16,7 pontos percentuais. No ano passado, foram passados 79,7 milhões de cheques, sendo que foram transacionados 106,7 mil milhões de euros, através deste método de pagamento.

Mais elevado é o montante que resulta de transferências a crédito, que atingem os 130,3 mil milhões de euros. Este é o método de pagamento com maior valor transacionado, superior aos cheques.

Como terceiro método de pagamento os portugueses escolheram as transferências por Multibanco, que representaram 88,5 mil milhões de euros. Também a crescer estão as transferências por débito direto, segundo o BdP, que movimentam 16,9 mil milhões de euros, durante o ano de 2011.

Em destaque

Subir