Nas Notícias

Portugueses no estrangeiro podem votar, mas só se puserem no envelope “Portugal”

envelope sem destino

Os envelopes que permitem aos portugueses residentes no estrangeiro votarem nas legislativas têm um erro. O boletim de voto tem de ser enviado para Lisboa, mas em que país é que fica Lisboa? É que no remetente não consta o país de destino, Portugal.

Os envelopes que disponibilizam o boletim de voto aos portugueses residentes no estrangeiro têm um erro grave: não indicam qual o país de destino, ou seja, Portugal.

A morada para o envio dos votos dos emigrantes termina com um código postal de Lisboa, estando omissa a palavra “Portugal”. O erro já foi assumido pela tutela, em comunicado: “A Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) detetou, no pré-preenchimento dos envelopes de retorno destinados aos votos dos cidadãos nacionais residentes no estrangeiro, a omissão expressa a ‘Portugal’ após a morada, ‘Lisboa’ e o código postal da SGMAI”.

Na mesma nota, a SGMAI refere que “foi de imediato instruída a rede consular”, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para adotar “todas as medidas necessárias” junto dos serviços postais dos países onde residam portugueses recenseados, “a fim de ser assegurada a indicação de aquele correio se destinar a Portugal”.

Alguns dos envelopes “começaram já a ser recebidos”, ainda segundo a tutela, apesar do erro no endereço.

O comunicado refere ainda que também foram “contactados os CTT”, uma empresa que saiu da esfera do Estado em setembro do ano passado, passando a ser privada.

Em destaque

Subir