Mundo

Portugueses não são preguiçosos, até dão mais alguns passos por dia

Um estudo sobre a prática de atividade diária, com base nos passos dados por dia, demonstra que os portugueses não são tão preguiçosos como se apregoa. Segundo os investigadores da Universidade de Stanford, damos cerca de 5000 passos por dia, um bocadinho acima da média mundial de 4961 passos.

O trabalho, cujo resumo foi agora publicado pela Nature, foi realizado com base nos dados recolhidos pela aplicação Argus, usada por mais de 717 mil pessoas, e referentes a um total de 68 milhões de dias.

O mapa elaborado pelos cientistas determina uma média mundial de 4961 passos por dia, com os portugueses a darem cerca de 5000 passos: não somos tão preguiçosos como se apregoa, os espanhóis (quase 6000 passos) é que exageram…

Nos extremos da tabela estão Hong Kong (6880 passos por dia) e Indonésia (3513 passos).

Os cientistas da Universidade de Stanford não conseguiram estabelecer uma ligação entre a quantidade de passos que damos e a obesidade, mas concluíram que, quanto maior for for a desigualdade de atividade (a diferença entre os mais sedentários e os que mais caminham), mais altas serão as taxas de obesidade.

“Por exemplo, a Suécia tem uma das mais pequenas diferenças entre os ricos e pobres a nível de atividade e tem uma das taxas mais baixas de obesidade”, destacou Tim Althoff, um dos investigadores.

Outra conclusão é que, à medida que a quantidade de passos diários vai diminuindo, as mulheres ficam mais propensas à obesidade do que os homens.

 

Em destaque

Subir