Economia

Portugueses estão entre os que mais compram carros topo de gama

Os condutores portugueses preferem carrinhas. O mesmo não acontece no resto da Europa.

Um estudo do Observador Cetelem comprova que os portugueses estão entre os povos europeus que mais compram carros topo de gama. Em Portugal, as marcas Premium representam cerca de 24 por cento das vendas de veículos novos. Foram analisados 15 países e apenas três ficaram à frente de Portugal em relação a esta matéria: Alemanha (29 por cento), Reino Unido e Bélgica (27 por cento).

Foi também comprovado que é no continente europeu que estas marcas de luxo ganham maior destaque. E a preferência dos consumidores é um dos fatores que ajudam a este crescimento.

“Os modelos berlina (44 por cento) e carrinha (21 por cento) são, no geral, os que reúnem mais utilizadores em Portugal, seguidos pelos monovolumes (10 por cento). Os restantes países analisados também utilizam sobretudo o modelo berlina (57 por cento), mas optam menos do que os portugueses pelas carrinhas (11 por cento), que surgem em segundo lugar, juntamente com os 4×4 SUV (11 por cento). Os restantes tipos de veículos conduzidos pelos portugueses são os 4×4 SUV (7 por cento); os coupés – cabriolé (6 por cento); os combispace (6 por cento) e outros, como os utilitários (6 por cento)”, pode ler-se no estudo.

Numa perspetiva futura, em relação aos próximos dois anos, pode dizer-se que “os modelos berlina (19 por cento) e carrinha (15 por cento) continuam a dominar as preferências (e as intenções de compra), seguidos pelos 4×4 SUV (9 por cento). Os valores são, no entanto, inferiores às intenções de compra destes modelos nos quinze países analisados, exceto no caso das carrinhas: berlina (36 por cento), 4×4 SUV (19 por cento) e carrinha (11 por cento).

“É na Europa que as marcas são mais representadas, com um mercado apoiado essencialmente pelas empresas, através de soluções de financiamento e aluguer de longa duração”, explica, em comunicado, o Observador Cetelem.

Em destaque

Subir