Mundo

Portugueses que escaparam ao Irma chegam hoje a Portugal

Os 70 cidadãos afetados pelo furacão Irma nas Caraíbas devem chegar esta quinta-feira, ao final da tarde, ao aeroporto militar de Figo Maduro.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, adiantou à lusa que os emigrantes residentes nas ilhas de Saint-Barthélemy e Saint-Martin partiram ao final da tarde desta quarta-feira de Guadalupe, acompanhados pelo diretor-geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela.

A grande maioria das pessoas que viajam no avião são portugueses, sendo que 20 são crianças, mas também um cidadão romeno e uma brasileira. Dos cidadãos que são agora repatriados, 65 residem na ilha de Saint-Barthélemy e os restantes cinco em Saint-Martin.

A viagem inclui paragens em Belém, no Brasil, e na ilha do Sal, em Cabo Verde, prosseguindo depois em direção a Lisboa.

“O embaixador Júlio Vilela disse-me que as pessoas estavam muito bem-dispostas, a cantar o hino nacional e a dar vivas a Portugal”, admitiu José Luís Carneiro.

No aeroporto de Figo Maduro, estarão à espera dos portugueses autocarros enviados pelos municípios de origem, que os levarão para as localidades respetivas.

Segundo o secretário de Estado, os voos comerciais estão a ser restabelecidos nas Caraíbas, pelo que “as pessoas já têm condições para circular”. Carneiro espera viajar ainda hoje para Saint Barths, onde residem cerca de dois mil cidadãos nacionais e que foi muito afetada pela tempestade.

De acordo com a Associated Press, o Irma fez 37 mortos nas Caraíbas, 13 na Florida, quatro na Carolina do Sul e dois na Geórgia, perfazendo um total provisório de 56 mortos.

Em destaque

Subir