Nas Notícias

Portugueses dedicam 91 minutos por dia às redes sociais

Um estudo da Marktest revela que os portugueses dedicam, em média, 91 minutos por dia às redes sociais. O Facebook é a plataforma que mais contribui para este número. As mulheres e os jovens também.

O estudo ‘Os portugueses e as redes sociais’, realizado pela Marktest e divulgado pela agência Lusa, conclui que o número de utilizadores em Portugal cresceu 53 por cento, desde 2011. Atualmente, 4,6 milhões de portugueses usam redes sociais.

Em média, cada português dedica 91 minutos às redes sociais, com o Facebook a liderar a preferências, de todas as plataformas em análise, com o Instagram a crescer de forma assinalável.

As mulheres e os jovens são quem mais contribui para este dado, sendo que 68 por cento dos entrevistados entende que este “é o tempo adequado para dedicar às redes sociais”.

Um quarto dos inquiridos revela que está a dedicar cada vez mais tempo às redes sociais.

O Facebook destaca-se, com os entrevistados a justificarem a sua opção com diversos argumentos: é o que tem mais informação, é o mais viciante, o mais agradável e o que tem maior poder em Portugal.

Porém, o ‘eucalipto’ de Zuckerberg não ‘seca’ as restantes árvores. “Entre as redes mais utilizadas regista-se uma tendência de acréscimo na penetração do Instagram, Pinterest e Google+, que duplicaram o número de utilizadores (…) e um forte decréscimo na penetração do Hi5, que tem hoje um terço dos utilizadores de há cinco anos”, destaca o estudo.

Há ainda um dado relevante, no que diz respeito ao abandono das redes sociais: um quinto dos portugueses deixaram de as utilizar, sobretudo por dois motivos – desinteresse ou falta de tempo.

O chat contribui para aqueles 91 minutos diários, já que é a funcionalidade mais usada. As notícias e os vídeos também suscitam interesse, no uso das redes sociais. Já as horas preferenciais situam-se entre as 20h00 e as 22h00, com os dispositivos móveis a ganharem espaço.

Curioso é outro dado: apenas quatro em cada 10 utilizadores fazem publicações diárias.

O estudo ‘Os portugueses e as redes sociais’, realizado pela Marktest desde 2011, tem como finalidade avaliar o uso daquelas plataformas.

O mais recente foi feito através de entrevistas, entre 30 de junho e 19 de julho de 2016, com uma amostra “constituída por 819 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal continental e utilizadores de redes sociais”.

Em destaque

Subir