PT Animal

Portugueses assinam petição para fechar “o zoo da morte”

zoo da morteVários portugueses juntaram-se, nos últimos dias, ao movimento para fechar o Kebun Binatang Surabaya, o zoo de Surabaya, na Indonésia.

Apesar de ser um dos maiores zoológicos do sudeste asiático, com 15 hectares, a estrutura tem vindo a degradar-se nos últimos anos.

De acordo com o promotor da iniciativa, um australiano, este zoo indonésio encontra-se com sobrelotação, com perto de 4000 animais, embora os responsáveis adiantem que são ‘apenas’ 2800.

Em 2010, as denúncias de maus-tratos aos animais dentro do Kebun Binatang Surabaya tornaram-se virais e um jornal indonésio, o Jakarta Post, tornou-o famoso a nível mundial ao chamar-lhe “o zoo da morte”.

Nesse mesmo ano, com a morte de vários animais de espécies raras ou em perigo de extinção, como tigres de Sumatra, dragões de Komodo, leões e crocodilos, o ministro das Florestas revogou a licença do zoo, com uma agência governamental a descobrir que havia funcionários a roubarem a carne para a venderem no mercado negro, levando a que vários animais tivessem morrido à fome.

Após várias denúncias, o australiano Trevor B deu início a uma petição pública pelo encerramento do “zoo da morte”, a qual nos últimos dias foi subscrita por vários portugueses, em especial na região da Grande Lisboa.

Mais de 254 mil pessoas já assinaram a petição.

Em destaque

Subir