Nas Notícias

Portugueses “acham que vão ganhar tudo na vida”: A opinião de Marcelo sobre a Eurovisão

A auto-estima lusitana não poderia estar mais em alta com a recente vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção. Também a grandiosa prestação portuguesa no Europeu em Paris havia sido uma injeção de adrenalina no ego dos portugueses, que agora “acham que vão ganhar tudo na vida”, como diz Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi num encontro com estudantes de português, na Universidade de Zagreb, na Croácia, que o Presidente da República realçou a importância da vitória na Eurovisão, que proporcionou “mais 20 centímetros” à confiança dos portugueses.

Marcelo Rebelo de Sousa relembra ainda que, na noite de sábado, ficou surpreendido com a quantidade de votos que uma canção portuguesa estava a receber “porque nós normalmente tínhamos, ou os votos da Espanha, que percebia um pouco de português, ou trocávamos os votos com a Espanha ou tínhamos os votos de quatro, cinco países, poucos votos”.

Quando um estudante croata questionou o Presidente sobre qual a importância da vitória na final da Eurovisão, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Eu nessa noite fiquei muito feliz, mas fiquei preocupado, porque pensei ‘agora os portugueses acham que vão ganhar tudo na vida’”.

Durante o encontro, o Presidente ainda contou que no dia seguinte ao evento, estava a fazer compras num hipermercado quando foi abordado por uma portuguesa que lhe disse: “Presidente, logo à noite vamos ganhar o campeonato de ginástica rítmica”.

Este foi um episódio que exemplificou na perfeição o quão elevada está a auto-estima lusitana. “E, de facto, não ganhámos o campeonato de ginástica rítmica. Mas estão a perceber o perigo? Os portugueses nesse dia, de repente, todos passaram a ter mais 20 centímetros de altura, todos cresceram. Faz lembrar o que aconteceu em Paris quando ganhámos o Euro”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Em destaque

Subir