Ciência

Portuguesa vence pela primeira vez melhor tese de doutoramento da Europa

A portuguesa Margarida Carvalho foi distinguida com o EURO Doctoral Dissertation Award, na área de investigação operacional.

Margarida Carvalho é o nome da jovem investigadora portuguesa que foi premiada com o EURO Doctoral Dissertation Award, uma distinção que representa o reconhecimento de dissertações de doutoramento excecionais na área de investigação operacional (IO).

É a primeira vez que um português vence este prémio, que avalia a originalidade e novidade do tema da tese, a pertinência para a área de IO, a profundidade e amplitude dos resultados, as contribuições práticas e teóricas, as aplicações dos resultados, o impacto nas áreas de investigação e a qualidade das publicações associadas.

Esta tese desenvolve resultados matemáticos que mostram como a teoria pode ser útil na prática. As conclusões apresentadas na tese têm um potencial prático no âmbito da saúde, com aplicações em casos de transplante renal.

A tese escrita por Margarida Carvalho e orientada por João Pedro Pedroso e Andrea Lodi, no âmbito do doutoramento em Ciências dos Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), intitula-se ‘Computation of equilibria on integer programming games’ e cruza duas áreas científicas: otimização combinatória e teoria dos jogos.

“Na tese foi, pela primeira vez, formulado um jogo para modelar programas de trocas de rins envolvendo hospitais de vários países. O que conseguimos concluir foi que o jogo tem boas propriedades do ponto de vista do bem-estar social. Quer isto dizer que quando as entidades se comportam de forma mais racional, ou seja, concentrando-se apenas no seu benefício individual, o número de pacientes com insuficiência renal que recebe um transplante é maximizado”, explica Margarida Carvalho, antiga colaboradora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e agora docente na Universidade de Montreal (Canadá).

Mas existem outras aplicações para os modelos desenvolvidos. A grande vantagem do modelo proposto pela investigadora portuguesa está na combinação de uma área que permite aumentar o coeficiente de otimização de uma empresa, como é a otimização combinatória, mas ao mesmo tempo conseguir prever respostas da concorrência, como é a área da teoria dos jogos.

“Os modelos de otimização são utilizados hoje em dia em inúmeras aplicações, como por exemplo no planeamento da produção de uma empresa. A evolução que houve na área de otimização permite que as empresas que apliquem estes modelos tenham muito sucesso. Os modelos mais comuns, no entanto, não têm em conta alguns fatores importantes, como é o caso da influência mútua que as decisões das várias empresas têm num mercado. A ciência que nos permite prever esses comportamentos chama-se teoria dos jogos. A Margarida propõe formulações matemáticas para problemas concretos e também algoritmos que podem ser aplicados de forma mais geral na solução de jogos que envolvem programação inteira, chamados integer programming games como apareceno título da tese”, explica o orientador João Pedro Pedroso, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial do INESC TEC e docente na FCUP.

O prémio ‘EURO Doctoral Dissertation Award’ (EDDA) foi lançado em 2003 e distingue contribuições de estudantes de doutoramento ou cientistas que tenham menos de dois anos de experiência desde a conclusão do doutoramento na área da investigação operacional.

Em destaque

Subir