Nas Notícias

Cada português produziu 464 quilos de lixo em 2015

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou hoje que cada português produziu 464 quilogramas de lixo em 2015. Esta foi a segunda maior quantidade dos últimos cinco anos, totalizando 4,8 milhões de toneladas, enquanto que a indústria teve menos resíduos, mas mais dos perigosos.

O INE também divulgou que as Estatísticas do Ambiente referem que os resíduos direcionados para reutilização e reciclagem atingiram 36 por cento, representando um aumento acumulado de 15 pontos percentuais desde 2011.

A evolução é explicada pelo funcionamento de novas instalações de tratamento mecânico e de tratamento biológico, como também pelo crescimento de 22 por cento da recolha seletiva, que estava nos 16,2 por cento do total da recolha de lixo.

De acordo com as regras europeias, até 2020 os resíduos urbanos biodegradáveis que vão para o aterro devem descer para 35 por cento total de lixo deste tipo e Portugal em 2015 estava a 10 pontos percentuais deste objetivo, segundo o INE.

A meta estipulada na diretiva Quadro Resíduos é de chegar a uma taxa de preparação de resíduos para reutilização e reciclagem de 50 por cento em 2020.

A indústria gerou 8,2 milhões de toneladas de resíduos, o que corresponde a uma quebra de 1,6 milhões de toneladas em comparação com 2014.

“De referir, contudo, que a representatividade dos resíduos perigosos aumentou fixando-se em 6,4% do total, o máximo do período em análise”, realça o INE.

Em destaque

Subir