Nas Notícias

Português detido em Espanha quando tentava levar filho sem autorização da mãe

Um homem português foi detido pelas autoridades espanholas quando tentava viajar para a Holanda com o filho, de 4 anos, sem a autorização da mãe.

De acordo com o Comando Territorial da GNR da Guarda, o homem foi detido na passada quinta-feira, por suspeitas de crime de subtração de menor, depois de ter sido abordado por uma patrulha da Guardia Civil espanhola, na região de Santander.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana explica que a sua congénere espanhola prestou auxílio a um cidadão português que sofreu uma avaria na viatura, tendo verificado que o mesmo seguia “acompanhado de um menor de 4 anos indocumentado, situação que levantou suspeitas”.

Nesse contexto, foi descoberta a existência de uma “medida de regulação de poder parental à qual o menor estava sujeito”.

“Contactada a mãe do menor, a mesma informou que o seu ex-companheiro não se poderia ausentar de Portugal com o menor sem autorização, estando obrigado ao mútuo acordo entre ambos”, refere a nota.

A GNR dá ainda conta que a criança “deveria ter sido entregue à mãe, no dia 3 de janeiro, o que não veio a acontecer”.

Na detenção do homem estiveram envolvidos elementos da GNR, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Guardia Civil espanhola, que atuam no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) instalado em Vilar Formoso, no distrito da Guarda.

Em destaque

Subir