Nas Notícias

Português assume presidência da Federação Dentária Internacional

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, assume nesta quarta-feira, 14 de setembro, a presidência da Federação Dentária Internacional (FDI), organização que congrega as ordens e associações de médicos dentistas de todo o mundo.

A tomada de posse realiza-se na Cidade do México, durante o Congresso da FDI, sendo esta a primeira vez que um português assume a liderança daquela que é a mais importante organização mundial de medicina dentária, representando mais de um milhão de médicos dentistas.

Aos 48 anos, Orlando Monteiro da Silva enriquece um percurso vasto de participação ativa em várias organizações e fóruns internacionais.

O bastonário dos médicos dentistas portugueses ocupou já um lugar na direção executiva da FDI, mandato marcado pela promoção das adesões de Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste à Federação e pela criação da Associação Dentária Lusófona.

Os Países de Língua Oficial Portuguesa voltam a ser uma prioridade estratégica na agenda do novo presidente da FDI que é, desde 2008, vice-presidente da Associação Dentária Lusófona.

Para o novo presidente da FDI, “ocupar este cargo significa a afirmação definitiva da medicina dentária portuguesa e dos seus profissionais ao nível global”.

“Neste meu mandato, todos os esforços serão feitos para posicionar a medicina dentária como um ator central e incontestado no centro das discussões médicas, a par de várias outras áreas”, diz.

Orlando Monteiro da Silva é licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Assumiu o cargo de Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas em 2000, tendo sido sucessivamente reeleito até ao presente. Entre 2006 e 2009, foi presidente do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas.

Em fevereiro deste ano foi ainda eleito Presidente do CNOP, o Conselho Nacional das Ordens Profissionais.

Em destaque

Subir