Mundo

Em 1987, Portugal decidiu votar contra resolução para libertar Nelson Mandela, aprovada pela ONU

mandela de klerknelson mandela510 1Resolução da ONU para libertar Mandela foi aprovada, mas com três países a votarem contra. Portugal, EUA e Reino Unido estão gravados nos registos históricos, pelo facto de terem votado contra um apelo para a libertação incondicional de Madiba. Veja a resolução.

É um facto histórico, associado à libertação de Nelson Mandela. Em 1987, EUA, Reino Unido e Portugal foram os únicos países que votaram contra a libertação incondicional de Mandela, que se encontrava preso.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou a resolução, com 129 votos a favor, 22 abstenções e 129 votos contra. Os governos de Ronald Reagan, Margaret Thatcher e de Cavaco Silva optaram por não votar favoravelmente.

A votação decorreu no dia 20 de novembro de 1987, quando Cavaco Silva era primeiro-ministro português e João de Deus Pinheiro assumia funções de ministro dos Negócios Estrangeiros.

O facto histórico é reiteradamente recordado: sempre que Nelson Mandela foi homenageado, em vida, e agora que é lembrado no momento da sua morte. Veja a resolução.

Nelson Mandela nasceu em Mvezo, a 18 de julho de 1918. Graduou-se em advocacia e começou por ser um líder insubmisso. Detido durante 27 anos, vítima do Apartheid, regime de segregação racial sul-africano, Nelson Mandela viria a ser libertado em 1990.

Quatro anos mais tarde, foi eleito Presidente da África do Sul, cargo que ocupou até 1999. ‘Madiba’ foi o primeiro Presidente negro daquele país.

É unanimemente considerado o mais importante líder africano, sendo que o seu trabalho na luta pelos direitos Humanos viria a ser reconhecido com a entrega do Prémio Nobel da Paz, em 1993.

Até ao ano de 2009, Nelson Mandela dedicou 67 anos da sua vida ao serviço humanitário. Em homenagem a este líder da história mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela, para valorizar a luta pela liberdade, justiça e Democracia, protagonizada por Mandela à escala local, mas com uma dimensão mundial.

Nelson Mandela é uma das mais importantes personalidades da história mundial e um símbolo pelos Direitos Humanos.

Em destaque

Subir