Nas Notícias

Portugal viola regras da UE na exportação de armas e munições, denuncia Ana Gomes

guine_bissau_soldadoPortugal desrespeitou as regras da União Europeia (UE) na exportação de armas para Guiné-Bissau, denuncia a eurodeputada Ana Gomes em declarações ao i. Desde 2009, Portugal vendeu 684 mil euros em armas e munições para Guiné-Bissau, o que não está conforme o acordo europeu.

Portugal desrespeitou os acordos internacionais estabelecidos, no que diz respeito à exportações de armas e munições. Desde 2009, o país exportou para Guiné-Bissau 684 mil euros em armamento e munições, o que desrespeita as regras vinculativas, em vigor desde 2008.

A denúncia parte da eurodeputada socialista Ana Gomes, que lembrou, em declarações ao jornal i, o compromisso de Portugal, assumido com a UE, de suspender as vendas deste tipo de materiais a países que estejam em risco de conflito social.

Portugal exportou, segundo indicadores do Instituto Nacional de Estatística, 14 milhões de euros em armas e munições até ao passado mês de maio, o que representa 0,07 por cento do total das exportações nacionais.

No que diz respeito ao armamento, as vendas para Guiné Bissau continuaram a efetuar-se. O setor das armas continua a exportar para outros países como EUA, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Em destaque

Subir