Economia

Portugal vendeu títulos de dívida pública e obteve respostas positivas

dinheiroOntem foi dia do Estado Português fazer mais uma emissão de dívida pública a curto prazo, tendo obtido resultados positivos perante os mercados bolsistas.

O Banco Central Europeu tem aberto portas para facilitar o financiamento nos bancos comerciais, dando desta forma incentivos para a compra de dívida pública, que servirá como garantia.

Desta forma, na passa quarta-feira, Portugal obteve resultados positivos, depois do Estado ter lançado uma emissão de dívida pública a curto prazo, tendo sido vendida com o juro mais baixo desde 2010, antes assim exigido pelos investidores.

Os juros têm vindo a descer de uma forma consistente e atualmente ficaram abaixo do que Espanha pagou da última vez.

A grande prova será para o próximo ano, onde está previsto Portugal regressar aos mercados de Obrigações do Tesouro, títulos de dívidas a longo prazo. Vistas hoje as taxas de juro praticadas, isto seria uma enorme perda, mas para já é esperar pelo próximo ano e ver se ainda há tempo para uma reconciliação com os investidores.

Para tal, é preciso apresentar melhores resultados no que toca ao défice orçamental, visando melhores perspetivas de crescimento económico, contando também com as boas escolhas dos líderes europeus.

Em destaque

Subir