Nas Notícias

Portugal vai tratar o bebé da Guiné-Bissau que sobreviveu a mina antitanque

mina na guineUm acordo bilateral vai permitir que um bebé de 23 meses, que sofreu um traumatismo craniano com a explosão de uma mina antitanque, seja tratado em Portugal. A criança foi uma dos 22 sobreviventes de um acidente que deixou a Guiné-Bissau de luto pelos 23 mortos.

Enquanto a Guiné-Bissau recupera do luto pela explosão uma mina antitanque, que rebentou com a passagem de uma viatura de transporte público, um bebé de 23 meses que sobreviveu ao acidente vem a Portugal para receber tratamento.

O bebé é uma das sete crianças que escaparam com ferimentos, tal como 14 mulheres e um homem: na explosão morreram 23 pessoas.

Augusto Blute, cirurgião do Hospital Simão Mendes, em Bissau, avançou à Angola Press que a criança sofreu um traumatismo craniano e, face à ausência de especialistas e recursos no país, será tratada em Portugal ao abrigo de um acordo de cooperação “que prevê o acolhimento em Portugal de pacientes relativamente aos quais não haja meios de diagnóstico e tratamento” na Guiné-Bissau.

O avião que vai trazer a criança deve partir pelas 11h00 (mais uma em Portugal continental) do Aeroporto Osvaldo Vieira, cumprindo uma escala em Dacar, no Senegal.

Quando chegar a Lisboa, será encaminhado para o Hospital de Santa Maria.

Ontem e no domingo, a Guiné-Bissau cumpriu dois dias de luto oficial, assinalando o acidente registado na estrada entre liga Bissorã e Encheia, no norte do país.

A mina antitanque devia remontar à época de 1998, ano em que foram registados vários conflitos militares na Guiné-Bissau. Os trabalhos que se seguiram permitiram que o país fosse considerado livre de minas há mais de cinco anos.

Em destaque

Subir