Nas Notícias

Portugal com um consumo ‘per capita’ nos 83 por cento da média da UE em 2017

Portugal teve, em 2017, um consumo individual efetivo ‘per capita’ abaixo da média da União Europeia (83 por cento) ocupando o 16.º lugar de uma tabela que varia entre os 55 por cento (Bulgária) e os 130 por cento (Luxemburgo), divulga hoje o Eurostat.

Segundo o gabinete de estatística da União Europeia (UE), Portugal está no grupo de 12 Estados-membros com um consumo efetivo individual (CEI) situado entre a média da UE e 25 por cento abaixo desta, encabeçado pela Itália (98 por cento) e que termina na Polónia e Eslováquia (76 por cento cada).

Dez países apresentaram um CEI acima da média da UE, com o Luxemburgo à cabeça (130 por cento) e outros tantos apresentaram consumos privados mais de 30 por cento abaixo da média, estando a Bulgária no fim da lista (55 por cento).

O CEI ‘per capita’ é um indicador do nível de bem-estar material das famílias e que quantifica os bens e serviços efetivamente consumidos pelos indivíduos, independentemente de esses bens e serviços serem adquiridos e pagos pelas famílias, pelo Estado, ou por instituições sem fins lucrativos.

No que respeita ao Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’, Portugal teve, segundo a estimativa para 2017, uma prestação abaixo da média (77 por cento), sendo o Luxemburgo o país mais rico da UE (253 por cento) neste indicador e a Bulgária o mais pobre (49 por cento).

O PIB ‘per capita’ é utilizado como indicador do nível de bem-estar do país.

Em destaque

Subir