Mundo

Portugal terá o primeiro supercomputador a funcionar em 2018

Portugal terá o primeiro supercomputador a funcionar no primeiro semestre de 2018, na Universidade do Minho, comunicou este sábado Manuel Heitor, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O equipamento será cedido pela Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos.

Cedido pela Universidade do Texas, Estados Unidos, este supercomputador – um aparelho com grande capacidade de processamento de dados e memória – fará parte de um centro de computação que irá nascer na Universidade no Minho, confirmou Manuel Heitor.

“Vamos criar, pela primeira vez, capacidade de supercomputação em Portugal”, vincou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Manuel Heitor discursava na Universidade do Minho durante a assinatura do memorando de entendimento para a instalação do Centro de Computação Avançada do Minho entre aquela academia, a Universidade do Texas e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Nas palavras do ministro, Portugal afirmar-se-á, assim, “naquilo que melhor se faz no mundo para servir a comunidade científica e o tecido empresarial”.

Este memorando marca também um passo do país no Air Center – Centro de Investigação Internacional do Atlântico – formalizado na segunda-feira, no Brasil, que reúne nove países e 25 instituições de todo o mundo.

O objetivo do Air Center passa por criar uma rede para processar dados para o Atlântico no que diz respeito à segurança marítima, à identificação de recursos biológicos, às pescas, ao impacto das alterações climáticas e à prevenção de incêndios.

“O Minho vai ser um ponto importante naquele rede”, afirmou o ministro.

 

Em destaque

Subir