Nas Notícias

Portugal tem preços abaixo da média da União Europeia, indica Eurostat

poupancaDe acordo com o gabinete de estatística da União Europeia (UE), Portugal tem preços de bens e produtos 13 por cento inferiores à média dos 27 e é um dos quatro países abaixo dessa média. A Bulgária é o país com preços mais baixos, sendo que a Noruega está no extremo oposto, com preços 42 por cento superiores.

O Eurostat indica que os preços em Portugal estão 13 por cento abaixo do que se pratica nos países da UE. Na tabela dos custos de bens e produtos dos 27 países, Portugal coloca-se assim no grupo dos quatro com valores abaixo da média.

Em Portugal, os preços onde se nota maior diferença, em comparação com os restantes parceiros da União, situam-se na categoria dos restaurantes e hotéis. Nestes produtos, os custos para o comprador estão 21 por cento abaixo do valor médio.

Também o tabaco e as bebidas alcoólicas (15 por cento) contribuem para a média portuguesa, comparativamente com os restantes países que partilham o projeto europeu.

Em terceiro lugar desta tabela divulgada pelo Eurostat está o Chipre, com preços 11 pontos percentuais mais reduzidos. Também muito perto da média estão a Grécia (abaixo cinco por cento) e Espanha (três pontos aquém da média).

Na base da tabela do gabinete de estatística da União Europeia – que avalia o custo de bens e produtos – está a Bulgária, com preços que se situam nos 51 por cento da média da União. Bem longe está a Noruega, onde os preços são os mais altos de todos os países da UE, sendo que superam a média em 42 pontos.

No custo dos equipamentos, Portugal tem preços muito acima da média: 22 por cento. No entanto, em bens como alimentação, roupas e transportes, as faturas portuguesas estão aquém dos outros países da UE.

Em destaque

Subir