Economia

Portugal tem mais reputação em todo o mundo do que China, EUA e Brasil

estrategia marketingPortugal é o 19.º classificado da lista dos 50 países que têm maior reputação em todo o mundo. Estudo de uma consultora internacional recolheu a opinião de 36 mil consumidores, cidadãos dos países do G8. Atrás de Portugal estão China, Brasil e… EUA.

Apesar do período de crise económica, Portugal continua a ter mais reputação do que grandes potências, como EUA e China, ou a economia emergente do Brasil. De acordo com uma consultora que entrevistou 36 mil consumidores, dos países do G8, Portugal está acima do meio da tabela da reputação, num 19.º lugar, de um total de 50 países.

O estudo de uma consultora OnStrategy, que avaliou opiniões, num exaustivo trabalho, revela que Portugal mantém a posição que detinha no ano passado, ainda que tenha descido ligeiramente na pontuação que obteve.

De acordo com os resultados deste trabalho, a opinião dos portugueses sobre o seu país é superior à alcançada a nível internacional. Ou seja, as avaliações de reputação internas são melhores do que as avaliações da população estrangeira.

Este 19.º lugar numa avaliação sobre reputação é importantíssimo, porque é um fator que determina o investimento estrangeiro. Maior reputação implica, necessariamente, mais investimento em Portugal, mais turismo e incremento das exportações.

O estudo desta consultora coloca o Canadá na liderança, à frente da Austrália. A Suécia surge no terceiro lugar, sendo o primeiro país europeu da lista.

Segundo declarações de Pedro Tavares, CEO da OnStrategy, consultora que tem a seu cargo o Reputation Institute em Portugal, “o Canadá melhorou também a sua pontuação em três pontos”, o que não sucedeu na maioria dos países que compõem o top-10. “Além de manter a liderança, o Canadá apresenta um incremento que não se observa na generalidade dos países”, realça, à Lusa, Pedro Tavares.

Em destaque

Subir