Economia

Portugal tem 75 nomeações aos Óscares do turismo: os World Travel Awards

porto ribeira Depois das 62 nomeações do ano passado, que resultaram em 19 prémios, Portugal concorre a 75 troféus dos World Travel Awards, considerados os Óscares do turismo. O setor hoteleiro domina, mas até a TAP e o próprio Turismo de Portugal estão em jogo nas respetivas categorias.

As crescentes distinções internacionais têm confirmado Portugal como um competidor cada vez mais forte no plano do turismo. As nomeações para os World Travel Awards (WTA) deste ano vieram confirmar essa tendência: ao todo, há 75 candidatos nacionais aos prémios que são considerados como os Óscares do turismo.

Algarve, Lisboa e Porto estão em destaque nas candidaturas. A região algarvia tem a maioria das nomeações no setor hoteleiro, que é também onde Portugal tem mais nomeados. As unidades algarvias estão na corrida a 23 WTA, com vários hotéis a estarem nomeados em várias categorias.

É de salientar que o Conrad Algarve, o Monte Santo Resort e o Vila Vita Parc estão entre os candidatos a ‘Melhor Hotel Europeu’, enquanto o Conrad Algarve, o EPIC Sana Algarve, o Hotel Quinta do Lago, o Monte Santo Resort e o Vila Vita Parc competem pelo troféu de ‘Melhor Resort de Luxo’.

Já Lisboa e Porto enfrentam-se (e a outros destinos) nos prémios de ‘Melhor Destino Europeu’ e ‘Melhor Escapadela Urbana’ para este ano, enquanto o Algarve está na categoria de ‘Melhor Praia Europeia’, rivalizando com Cannes (França) e Maiorca (Espanha), entre outras.

Na capital, o porto de cruzeiros está na corrida para dois troféus, enquanto a Ribeira do Porto compete pela ‘Melhor Atração Turística da Europa’.

Mas o turismo em Portugal não se limita a Porto, Lisboa e Algarve: a Madeira, por exemplo, está presente nos WTA, com a nomeação para ‘Melhor Destino Insular Europeu’.

A competição também ultrapassa os limites dos destinos turísticos, abrangendo os serviços indispensáveis, como as transportadoras aéreas. Neste capítulo, a TAP está presente com três nomeações, incluindo para ‘Melhor Companhia Aérea Europeia’.

Até o Turismo de Portugal tem uma nomeação, na categoria de ‘Melhor Organismo Oficial de Turismo da Europa’, repetindo as indicações de edições anteriores.

Merece também revelo o elevado número de nomeações para ‘Melhor Boutique Hotel da Europa’, com cinco candidatos: Bairro Alto Hotel, Choupana Hills Resort & Spa, Quinta da Bela Vista, Terra Nostra Garden Hotel e Vila Joya.

Os WTA serão conhecidos a 9 de novembro, na Sardenha, em Itália.

Em destaque

Subir